domingo, 1 de março de 2015

Galáxia de ANDRÔMEDA maior imagem

Maior imagem da Galáxia de Andrômeda até hoje
clique sobre as imagens abaixo para ampliá-las
Destaque da região ampliada da foto abaixo Credit:NASA/ESAJ. Dalcanton
(University of Washington, USA), B. F. Williams (University of Washington, USA),
L. C. Johnson (University of Washington, USA), the PHAT team, and R. Gendler.
O Telescópio Espacial Hubble captou maior imagem (alta resolução) já conhecida da Galáxia de Andrômeda. Esta imagem em destaque tem 1,5 bilhão de pixels e mostra mais de 100 milhões de estrelas e milhares de conglomerados estrelares. Para se ter a verdadeira noção da grandeza da imagem, ela retrata uma extensão de 40 mil anos-luz (cada ano-luz equivale a cerca de 10 trilhões de km), cerca de um terço de toda a Galáxia de Andrômeda. Esta é a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea e fica a uma distância aproximada de 2,54 milhões de anos-luz da Terra.
Em destaque, a região da galáxia de Andrômeda que foi captada em altíssima resolução
A galáxia de Andrômeda (Messier 31, NGC 224), é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distância da Terra. É a galáxia espiral mais próxima da nossa (Via Láctea) e seu nome é derivado da constelação onde está situada, que, por sua vez, tem seu nome derivado da princesa mitológica Andrômeda. É a mais larga galáxia do Grupo Local, que também contém nossa Galáxia, a Via Láctea, a galáxia do Triângulo e aproximadamente 30 outras menores. Embora seja mais larga, não é a mais maciça: sua massa de aproximadamente 7.1×1011 é menor do que a da Via Láctea, que contém mais matéria escura. Contudo, contém duas vezes mais estrelas do que a nossa Galáxia, que tem aproximadamente meio trilhão de estrelas. Com uma magnitude aparente de 3,4, é um dos objetos astronômicos mais brilhantes do catálogo de objetos do céu profundo do astrônomo francês Charles Messier, visível a olho nu na ausência da lua. Possui entre 180 e 220 mil anos-luz de diâmetro.
Abaixo, imagem clássica da galáxia de Andrômeda

Crédito:arquivo original http://www.spacetelescope.org/images/heic1502a/
Sharpest ever view of the Andromeda Galaxy
This image, captured with the NASA/ESA Hubble Space Telescope, is the largest and sharpest image ever taken of the Andromeda galaxy — otherwise known as M31.
This is a cropped version of the full image and has 1.5 billion pixels. You would need more than 600 HD television screens to display the whole image.
It is the biggest Hubble image ever released and shows over 100 million stars and thousands of star clusters embedded in a section of the galaxy’s pancake-shaped disc stretching across over 40 000 light-years.
Credit:NASA/ESAJ. Dalcanton (University of Washington, USA), B. F. Williams (University of Washington, USA), L. C. Johnson (University of Washington, USA), the PHAT team, and R. Gendler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário