domingo, 26 de julho de 2015

Kepler 452 b - planeta semelhante à Terra

KEPLER 452 b
No último dia 23 de julho, a NASA ( Agência Espacial dos USA) anunciou a descoberta de mais um planeta extra-solar com características semelhantes à Terra. A nova descoberta foi batizada como Kepler 452b, em referência ao telescópio Kepler, que o encontrou.
Segundo a NASA, o planeta Kepler 452b é cerca de 60% maior do que a Terra, o que o coloca em uma categoria descrita como "super-Terras". Ele orbita uma estrela semelhante ao Sol na sua zona habitável. Assim como a Terra, ele se encontra a uma distância ideal dessa estrela, o que proporciona uma temperatura semelhante a do nosso planeta e a existência de água líquida em sua superfície. Ou seja, condições ideais para o desenvolvimento de vida como conhecemos. O Kepler 452b está localizado a cerca de 1,4 mil anos-luz da Terra. Levando em consideração as suas dimensões e o tipo de estrela que orbita, os cientistas acreditam que o exoplaneta tem mais de 50% de chance de ser rochoso como a Terra. No entanto, embora tenha tamanho e brilho similares ao Sol (20% + brilhante e 10% >) o qual a Terra orbita, a estrela do Kepler 452b é 1,5 bilhão de anos mais velha. Essa descoberta foi publicada no periódico "The Astronomical Journal". Com a descoberta, aumentou para 521 o total de exoplanetas descobertos pelo telescópio Kepler. Além desse achado, foram descritos ainda outros 11 candidatos à planeta que também estão em zona habitável
A busca de planetas similares à Terra é uma das maiores aventuras na pesquisa espacial, e embora já tenham sido detectadas dezenas de planetas do tamanho do nosso e outros menores, eles circulam em órbitas próximas demais de suas estrelas para que haja água líquida em sua superfície.
Abaixo, recente imagem do planeta Terra divulgada pela NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário