sábado, 1 de novembro de 2014

Tragédias em missões espaciais em outubro

A última semana de outubro não foi boa para as missões espaciais americanas - duas tragédias  ocorreram:

A primeira foi com o foguete Antares, que tinha como destino a Estação Espacial Internacional (ISS), explodiu logo após seu lançamento, 28 de outubro, às 20h22 pelo horário de Brasília. O lançamento estava sendo feito a partir da Instalação de Voo Wallops, no estado da Virgínia. O foguete Antares estava levando a nave de carga Cygnus, que por sua vez, estava carregada de suprimentos para a ISS. Esse era o quinto voo de Antares, e o quarto com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). Entre os cientistas e responsáveis pelo lançamento, essa missão era considerada "trivial e rotineira", pois se resumia na entrega de suprimentos para a ISS e seus tripulantes.
Esse foguete era da empresa privada Orbital Sciences Corporation, com mais de duas toneladas de carga para a Estação Espacial Internacional.
A 2a. tragédia foi no último dia 30, com a SPACE SHIP TWO, que resultou na morte do co-piloto. A aeronave SpaceShipTwo, projetado para fazer "turismo" espacial, se dividiu em pedaços e caiu dois minutos depois de ser lançado a partir de um avião transportador ao longo do deserto de Mojave, na Califórnia. O piloto que ejetou sofreu ferimentos graves e está agora no hospital. Virgin ainda não disse quem eram os pilotos - embora apenas quatro homens foram "licenciados" pela FAA para pilotar a a nave. Este voo foi a primeira vez que a SpaceShipTwo experimentou um novo, combustível de plástico sólido, em vez de o propulsor à base de borracha que alimentou os vôos anteriores. Fundador da empresa é Virgin Richard Branson.
Este é o momento em que a nave espacial da Virgin Galatic explodiu quilômetros acima do deserto, matando um de seus pilotos, em seu primeiro voo de teste carregado com um novo combustível experimental do foguete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário