domingo, 3 de agosto de 2014

Misterioso HEXÁGONO em SATURNO


Trata-se de talvez do maior mistério astronômico do nosso sistema solar, um gigantesco redemoinho de 6 lados na região do polo norte do planeta Saturno que intriga os astrônomos até hoje! Como pode um sistema com nuvens extremamente simétricas? No caso do hexágono de Saturno, os lados têm aproximadamente 13.800 km no comprimento (maior que o diâmetro da terra) e na estrutura, com um período idêntico a sua rotação planetária, é uma onda reta que não muda de comprimento e nem estrutura, diferentemente das demais nuvens da atmosfera.
Planeta Saturno
Dentro deste hexágono, existe um furação que circula em velocidades que podem ultrapassar em até 50 vezes aquelas que encontrados aqui na Terra. O hexágono tem pequenos vórtices que giram em sentido horário, mas o furação central gira em sentido anti-horário. As novas imagens foram feitas graças à compilação de 128 fotografias inéditas que foram capturadas em dezembro de 2006 pela sonda Cassini.


Saturno é classificado como um planeta gasoso porque seu exterior é predominantemente composto de gases e por não possuir uma superfície definida, embora possa possuir um núcleo rochoso sólido. A rotação do planeta faz com que assuma a forma de uma esfera oblata; ou seja, é achato nos pólos e protuberante no equador. Seu raio equatorial e polar diferem em quase 10%: 60 268 km contra 54 364 km, respectivamente. Saturno é o único planeta conhecido que é menos denso que a água – por volta de 30%. Apesar de seu núcleo ser consideravelmente mais denso que a água, a densidade relativa média é de 0,69 g/cm3 por causa de sua atmosfera gasosa. Júpiter tem uma massa aproximadamente 318 vezes maior que a da Terra, enquanto a de Saturno é 95 vezes maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário