sexta-feira, 27 de julho de 2018

Noite Astronômica de 27 de julho

1. ECLIPSE LUNAR  e Lua de "Sangue"

Será a eclipse total mais longa do século 21 com mais de 1h40min e para vê-la terá que ser no momento em que ela surgir no horizonte leste da sua região, principalmente que estiver mais próximo da costa, portanto, no Brasil as regiões nordeste, sudeste e sul serão as mais privilegiadas. recife será a primeira capital brasileira a ver as 17:15 hs; por exemplo em  São Paulo será 17:39 hs e Rio as 17:26 hs. No  auge do eclipse a lua ficará avermelhada, por isso o termo "lua de sangue". A eclipse ocorre quando o Sol, Terra e a Luas estão alinhados, por isso a Terra projeta toda sua sombra na lua, veja o esquema:
Abaixo imagens da lua pelo meu telescópio 9clica nas imagens para ampliá las):


2. OPOSIÇÃO DE MARTE 
Será o corpo mais brilhante no céu depois da lua e estará mais "pertinho da Terra", a apenas 57 milhões de km de nós e ocorre a cada dois anos
intermet
3. CONJUNÇÃO MARTE / LUA
Os dois astro estarão visualmente próximos a partir do leste, praticamente surgirão juntos
Sky Safari
4. CHUVA DE METEOROS

Será depois da meia noite, já na madrugada de 28 de julho na região da constelação de Aquário, no sentido leste. Chamada  chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul. Quando a Terra passa por detritos deixados por cometas ou asteróides, onde eles acabam sendo atraídos pela gravidade e entram em alta velocidade em nossa atmosfera e queimam, produzindo os rastros luminosos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário