quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Alinhamento de Planetas

5 Planetas visíveis a olho nú em Agosto
5 planetas que serão vistos facilmente: Mercúrio,Vênus,Saturno,Marte e Júpiter
 Segundo o Portal Galeria do Meteorito, em agosto, logo após o por do sol, 4 planetas ficam visíveis nesta ordem (de baixo para cima): Mercúrio, Júpiter (mais brilhante), Marte e Saturno. Mas no dia 15 de agosto, um quinto planeta entra para o "grupo": Vênus. Ele é o mais brilhante do céu noturno e ficará na primeira posição do horizonte, em relação à direção oeste, local em que o Sol se põe.
De acordo com o Galeria do Meteorito, além do espetáculo do alinhamento, outro momento importante poderá ser visto no dia 27 de agosto, quando Júpiter irá se aproximar ainda mais do horizonte, ficando quase em cima de Vênus. Os dois planetas ficarão separados por uma distância visual de apenas 10 cm. Chegam quase a formar um "novo astro" no céu noturno.
Vale lembrar que os cinco planetas não estarão realmente alinhados no espaço. Essa formação só é visível para quem está na Terra, olhando para o céu.
O fenômeno não é tão raro, e acontecerá de novo em 2018. Porém, em 2040, o evento também ocorrerá, mas, desta vez, será de uma forma bem rara. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão separados no céu por uma distância de apenas 9,3º. Ou seja, será possível "escondê-los" usando a palma da mão esticada para cima. Esse tipo de alinhamento, sim, é raro e ocorreu pela última vez em 18 de dezembro de 1.186.
Fontes: sites Galeria do Meteorito e Revista Encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário