quinta-feira, 23 de junho de 2011

Recentes Circulos (Crop Circles) nas plantações

Abaixo, as mais recentes "aparições" de círculos (crop circles) nas plantações de grãos na Inglaterra. As manifestações abaixo possuem dezenas de metros. Os tais "círculos" se referem aos conjunto de figuras geométricas desenhadas principalmente nas plantações de trigo, cevada, centeio, milho e canola que ficaram conhecidos a partir da década de 70, apesar destes cículos estarem aparecendo pelo menos desde o século XVI. Considerados verdadeiras obras de arte por estudiosos e especialistas, estima-se que cerca de 11 mil destas enigmáticas figuras já foram descobertas em todo o mundo, sobretudo no sudoeste da Inglaterra (próximo à região onde se situa Stonehenge), onde a percentagem de incidência destas figuras chega a mais de 94% dos círculos já encontrados. Há especulações que por volta de 50% dos desenhos sejam fraudes, como por exemplo no famoso caso dos dois velhinhos aponsentados de Preston Highs chamados Doug e Dave, que procuraram a imprensa britânica e reclamaram para si a autoria de alguns círculos descobertos na área de Alton Baines. De certo modo, alguns desenhos forjados são mais facilmente identificados pois são realizados de forma irregular, sem a simetria ou a perfeição geométrica dos círculos verdadeiros e ainda ficam repletos de vestígios de quem os fez e de como o fez. Porém, outras formações complexas pode dificultar a diferenciação de fraudes e um círculo verídico (teoricamente, não feito pelo homem). Contudo há alguns fatores que determinam se um círculo é ou não artístico:
*Normalidade na irrigação da plantação.
*A ausência de qualquer vestígio de ação humana, marcas de pneus, combustível, ou ferramentas cortantes.
*As plantas onde estão o círculo sofrem muitas vezes mutações a nível celular (seus caules apresentam nós não condizentes com o crescimento normal);
*O perfil magnético registrado por um magnetômetro imita a forma real do círculo;
São encontrados pequenos rastros de materiais magnético impregnados nas plantas;
*Alguns círculos nas plantações em especial apresentam isótopos não-naturais, que são sintetizáveis apenas em laboratório. Tais como telúrio, vanádio, bismuto, európio, e itérbio (ref.With extracts from MUFON Journal October 1991, and The Cereologist n°6) .
Veja abaixoalguns dos mais recentes Crop Circles:
04 de JulhoLocal:Honeystreet,nr Alton Barnes,Wiltshire.Imagem:J.Montgomery,Oliver Morel
03 de JulhoLocal:Walmsgate,nr Louth,Lincolnshire.Imagem:David Jones
02 de Julho. Local:Barbury Castle. Nr Wroughton,Wiltshire.Autor:John Montgomery
21 de junho - local:Stonehenge,nr. Winterbourne Stoke,Wiltshire. Autor:Oliver Morel

20 de junho - local:Stonehenge,Wiltshire. Autor:Oliver Morel

21 de junho - local:Stanton St, Bernard, Witshire. Autor: Lucy Pringler

21 de junho - local:Westwoods,Witshire. Autor:Oliver Morel e Lucy Pringler

18 de junho - local: Cow Drove Hill, Hampshire 09 de junho - local: Kingstone Coombes, nr Asshbury, Oxfordshire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário