sábado, 19 de fevereiro de 2011

TYCHE - Será o novo planeta no sistema solar?

Astrônomos podem ter encontrado um novo planeta em nosso Sistema Solar, segundo o Daily Mail em 14/02 com quatro vezes a massa de Júpiter, sendo que sua órbita seria milhares de vezes mais longe do Sol do que a da Terra, razão pela qual ainda não tinha sido descoberto. Os astrônomos John Matese e Daniel Whitmire da Universidade da Louisiana em Lafayette,afirmaram agora que provas deste objeto seria detectável no arquivo de dados que foram coletados pela NASA é Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE ) telescópio.A sua órbita estaria a cerca de 500 vezes além de Netuno, o equivalente a 15.000 UA (1 UA =150 milhões de quilometros ). Esta dentro da nuvem de Oort, cujo limite é estimado em mais de 50.000 UA. Teria um período orbital de aproximadamente 1800 mil anos

O professor Daniel Whitmire, da Universidade de Louisiana, em Lafayette (EUA), acredita que os dados poderão vir a provar a existência de Tyche dentro de dois anos. Ele diz que o planeta deve ser principalmente constituído de hidrogênio e hélio, com uma atmosfera similar à de Júpiter, ou seja, com manchas, anéis e nuvens. Espera-se que tenha luas, porque todos os outros orbes externos as têm.
Também acha que seja tão grande que possui uma temperatura elevada, remanescente de sua origem, que a faz mais elevada do que nos demais. Os professores Whitmire e Matese sugeriram a existência de Tyche devido aos ângulos que os cometas estavam chegando até nossa região. Se confirmado, o status e o nome do novo planeta, o qual seria o nono e potencialmente o maior de nosso Sistema Solar, teria que ser concordado pela União Astronômica Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário