domingo, 2 de novembro de 2014

CHIKUNGUNYA - A nova doença no BRASIL

FEBRE CHIKUNGUNYA
Se não bastasse a nossa dengue, o mesmo mosquito ( Aedes aegypti) que a dissemina, também transmite a terrível Febre Chikunguya. Ela também é transmitida pelo seu "primo" Aedes albopictus (na foto) , comum no Brasil. Ambos os mosquitos são muito parecidos.
SINTOMAS:
Os sintomas da febre chicungunha são característicos de uma virose, e portanto, inespecíficos. Os sintomas iniciais são febre acima de 39º, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. Os sintomas aparecem após 4 a 8 dias da picada do mosquito infectado e perduram por 10 a 15 dias, mas as dores nas articulações podem permanecer por anos. O diagnóstico diferencial com a febre hemorrágica da dengue é extremamente importante, razão pela qual, ao aparecimento dos sintomas é fundamental buscar socorro médico. É interessante ressaltar que, diferentemente da dengue, por exemplo, doença viral transmitida pelos mesmo vetores, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre 6 meses e 1 ano. Imagem do vírus
CASOS no BRASIL:
De setembro para outubro, o número de pessoas infectadas pela febre chikungunya saltou de 53 para 828, segundo o Ministério da Saúde. Os primeiros casos são confirmados no Brasil referem-se a dois pacientes do sexo masculino (de 41 e 55 anos, em São Paulo) que apresentaram os sintomas depois de uma viagem à Indonésia. O terceiro paciente, uma paulista de 25 anos, esteve na Índia. Em Junho de 2014 foram confirmados mais seis casos no Brasil de soldados que retornaram de uma missão no Haiti, atualmente já são mais de 800, como já citado. Ao todo já são 13 estados mais o Distrito Federal com casos confirmados da doença. A Bahia registrou o maior número, 458. Desses casos, 371 foram em Feira de Santana. Em seguida, vem o Amapá com 330 e São Paulo com 17.
contato: PAULO ANIBAL G. MESQUITAfone (11) 996792160
www.facebook.com/pauloanibal
email: pauloanibal@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário