quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Suposto caso de EBOLA recente em MG

SUSPEITA do TEMIDO EBOLA em MG
Microfotografia eletrônica do vírus Ebola

O Ministério da Saúde divulgou hoje (11 nov) que está investigando uma ocorrência suspeita de ebola na região da Pampulha - BH (MG). Caso de um homem de 46 anos, originado da Guiné que chegou ao Brasil  dia 6 de novembro e, apenas dois dias depois, começou a apresentar sintomas da doença, como febre alta, fortes dores de cabeça e muscular. Ele foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Pampulha ontem.

"Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade, e teve início a adoção do protocolo nacional estabelecido para casos suspeitos de ebola", afirmou o Ministério da Saúde, em nota. Este paciente será encaminhado  para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no Rio de Janeiro, referência nacional para o tratamento de ebola, onde a transferência seguirá todos os protocolos de segurança e será feita num avião da Força Aérea Brasileira, informa o MS. Ainda de acordo com o órgão, a UPA da Pampulha está temporariamente sem receber novos pacientes.
O ebola é transmitido depois que surgem os sintomas, pelo contato direto com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos infectados pelo vírus. O primeiro caso da recente epidemia da doença foi registrado na Guiné em dezembro de 2013. A partir daí, o vírus se espalhou com rapidez pelos países vizinhos, Libéria e Serra Leoa. Até 1º de novembro, 28,6 mil casos foram detectados nessas regiões e 11,3 mil pessoas morreram de ebola, segundo a Organização Mundial da Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário