quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Explosões Solares atingem a Terra

As Erupções solares prejudicam até aeroportos
Ex. de Erupção solar, no dia 16 de novembro de 2012 (NASA)
No início da tarde de hoje ( 12:45 hs - horário de Brasília) a Terra foi fortemente atingida por radiações das explosões solares (chamadas de ejeções de massa coronal), onde o sol lança partículas ao espaço durante essas explosões. Na verdade desde o último domingo vem ocorrendo, quando uma enorme explosão na região central do Sol produziu um "tempestade" de ondas solares capazes de viajar a uma velocidade de mais de 6.000.000 de quilômetros por hora, onde essa tremenda radiação chegou à Terra em apenas uma hora, e vem nos atingindo ainda, onde nesta 4a. feira chegou a prejudicar o funcionamento de radares em aeroportos na Suécia. Conforme informe em http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia:
Uma explosão solar nesta quarta-feira deixou fora do ar por alguns instantes os radares dos principais aeroportos no sul da Suécia e causou atrasos significativos, disse a Autoridade sueca de Aviação Civil (LFV). "Por volta das 12h45 (de Brasília), as tempestades solares têm perturbado o campo magnético da Terra, causando um mau funcionamento do radar" usado pelos controladores de voo para regular o tráfego, disse à AFP um porta-voz da LFV, Per Fröberg. "Nós tivemos que fechar o espaço aéreo", o que atrasou as partidas, enquanto os aviões que se aproximavam foram autorizados a aterrissar, acrescentou. Os aeroportos de Estocolmo-Arlando, Estocolmo-Bromma, Malmö (sul) e Gotemburgo (sudoeste) foram afetados. O controle de tráfego aéreo foi restabelecido após cerca de uma hora e os voos retomaram gradualmente."Ainda temos atrasos, o retorno à normalidade deve demorar várias horas" apenas no final do dia, acrescentou o porta-voz.As erupções solares, ou ejeções de massa coronal, projetam plasma solar em velocidade muito alta para o espaço que atinge a atmosfera superior da Terra e interage com seu campo magnético.Este fenômeno é responsável pelas luzes do norte, mas também por tempestades magnéticas que podem perturbar o funcionamento dos satélites de comunicações e a rede elétrica.


Explosão solar da classe X2.2 é vista no meio do sol na tarde desta quarta-feira (04 nov), em imagem capturada pelo Observatório de Dinâmica Solar da Nasa (Foto: NASA/GSFC/SDO/Divulgação)
 Observação:
De acordo com a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos, o maior dano será uma tempestade geomagnética que poderá danificar, sobretudo, os satélites de comunicação que orbitam a Terra. As falhas na comunicação deverão trazer riscos mais eminentes apenas para vôos que operarem nas regiões próximas aos pólos e para astronautas que estiverem pelo espaço e também com o GPS. Nas redes sociais, alguns usuários reclamavam de terem tido problemas com o GPS na tarde desta quarta-feira. Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC), ligado à Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos EUA, foi registrado um apagão de uma hora de duração nas ondas de rádio de alta frequência no início da tarde desta quarta devido à explosão. As tempestades solares são classificadas em A,B e C para as mais fracas, M para as moderas e X para as mais fortes. E evento nesta quarta feira foi considerado uma explosão da classe X2.2, ou seja, entre as mais fortes.

Um milhão de vezes obrigado à todos.


Atingimos a marca de 1 milhão de acessos no blog (destacamos com a seta vermelha) no dia 25 de outubro...

A nossa meta agora é chegar a 2 milhões de visualizações


 

contato: pauloanibal@yahoo.com.br
              www.facebook.com/pauloanibal
              instagram: @pauloanibal1
              Twitter:@pauloanibal
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário