domingo, 7 de setembro de 2014

LUA em 06 de setembro

LUA em 06 de setembro
Meu telescópio
Lua na noite de 06 de setembro, por volta das 22:00 hs, estava aproximadamente 91 % Iluminada e há uma distância de 360.569 km do nosso planeta, medido pelo aplicativo no tablete acoplado ao meu telescópio. Veja algumas das imagens abaixo:
Observação pelo telescópio, clique nas imagens para ampliá-las
 mais detalhes acima (no lado esquerdo) Mare Imbrium, sinus iridium e cratera Plato, com aproximadamente 100 km de diâmetro. Na foto abaixo, na parte inferior temos a cratera de Copérnicus - Uma cratera muito fácil de observar; possui 92 km de diâmetro e foi formada a cerca de 800 milhões de anos devido a um choque com algum meteoro. Uma observação mais apurada mostrará picos centrais e paredes laterais, criadas no momento do impacto.
Abaixo, os nomes principais da superfície lunar de fácil observação (fonte: internet), aí temos idéia onde fica a cratera de Copérnicus e o mare Imbrium já citados (Clique em cima da imagem para ampliá-la).

No telescópio, a lua no dia 03 de agosto (foto abaixo) - esclarecendo: para se fotografar as crateras, sempre é melhor observar a lua quando esta sombreada pelas fases crescente ou minguante... na fase da lua cheia não é adequado, além do mais, é preciso usar filtros para melhor observação e evitar problemas n visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário