em Marte pelo Curiosity
Rover, o último veículo robô enviado pela nasa, onde pode-se observar no link abaixo:
http//www.nasa.gov/images/content/694114main_Watkins-2-pia16204_full.jpg
Provavelmente trata-se do fenômeno da Pareidolia ( Efeito Ilusório) em uma rocha marciana.
A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares. Ela também acontece com sons, sendo comum em músicas tocadas ao contrário, como se dissessem algo. A palavra pareidolia vem do grego para, que é junto de ou ao lado de, e eidolon, imagem, figura ou forma. A pareidolia não representa somente fenômenos visuais mas também auditivos onde pessoas executam músicas no sentido contrário e ouvem palavras ou até mesmo sentenças inteiras. Apesar de existir uma técnica sonora de mascarar mensagens sobre uma gravação (conhecida como Backmasking), é comum muitos entenderem frases ou palavras onde só há um ruído incoerente. Recentemente ocorreu um típico caso de pareidolia na Universidade Queen, em Ontário, Canadá, onde médicos viram rosto humano em ultrassom de um tumor.
Abaixo, a foto inteira original, onde no lado esquerdo ampliou-se para destacar a imagem acima (veja em destaque pelo circulo vermelho):
Abaixo, a foto inteira original, onde no lado esquerdo ampliou-se para destacar a imagem acima (veja em destaque pelo circulo vermelho):
Nenhum comentário:
Postar um comentário