Segundo o que foi divulgado, os arquivos foram liberados pela Lei de Liberdade de Imprensa nacional, depois que a New Zealand Defence Force (Força de Defesa Neozelandesa - NZDF) removeu nomes e outros elementos de identificação [em cumprimento à Lei de Privacidade] e datam de 1954 a 2009.
São aproximadamente 2.000 páginas de documentos civis, militares e de pilotos relatando contatos imediatos, na maioria da vezes envolvendo luzes que se movem pelo céu. Alguns incluem até descrições e ilustrações de seres extraterrestres. Abaixo, duas imagens (1a. pág. do documento ref. 1950 à 1963 e a pág. 152):
Detalhe das páginas 152 e 153
Um desenho mostra uma figura similar a um humano usando um capacete, um pequeno visor e um cinto largo. Outra mostra um disco voador, com raios de luz saindo de aberturas em sua parte superior. O objeto mostrava um corpo escuro e acinzentado, que contrastava com o céu da noite e emitia um brilho avermelhado de sua parte inferior.
Um dos relatos mais antigos de avistamento de OVNIs veio do presidente da entidade chamada Civilian Saucer Investigation Group (Grupo de Investigação Civil de Discos), Harold H. Fulton. (ao lado página 198 c/ ilustração de um OVNIatuando na superfície)
Esses arquivos já haviam sido liberados ao público em fevereiro deste ano, após a entidade The Press ter feito um Pedido Oficial de Informação. Contudo, a Força de Defesa interveio para revisar os documentos e remover “informações sensíveis e pessoais das testemunhas”.
A liberação coincide com o 32º aniversário do mais famoso avistamento da Nova Zelândia, as “Luzes de Kaikoura” de 1978, quando luzes estranhas foram observadas por pilotos e passageiros de um avião.
Os pilotos do avião de cargo da Save Air Ltd relataram ter visto luzes estranhas e objetos voadores, quando voavam sobre a cadeia de montanhas de Kaikoura, em 21 de dezembro de 1978. Os relatos ganharam mais suporte após o objeto ainda inexplicado ter aparecido no radar de controle aéreo de Wellington. Na época o Ministro da Defesa descartou os avistamentos como mera ilusão de ótica causada por várias fontes, tais como luzes de um barco pesqueiro refletindo nas nuvens, luzes de trens e carros, ou meteoros. Este ainda é o avistamento de OVNIs melhor documentado da Nova Zelândia e serve como base para os entusiastas daquele país.
A diretora do UFOCUS NZ, Suzanne Hansen, disse para o Newstalk ZB ontem que avistamentos de OVNIs fidedignos estão emergindo pelo mundo todo e merecem investigação.
“Um volume de evidência está aparecendo mundialmente de testemunhas com alta credibilidade, militares, membros da aviação e das forças de defesa. Eu penso que não podemos negar a credibilidade desses avistamentos".
Mapeamento da casuística ufológica da região de Nova Zelândia nas páginas 374 e 375 nos documentos liberados
Fonte: www.3news.co.nz
Link p/ os documentos liberados (em inglês)
http://www.stuff.co.nz/
Nenhum comentário:
Postar um comentário