domingo, 5 de dezembro de 2010

Bactéria quase "alienígena" !!!

Uma equipe cientifica financiada pela NASA (Agencia espacial americana) encontrou recentemente uma Bactéria em um lago na Califórnia que sobrevive com ARSÊNIO, que é normalmente fatal para os seres vivos na Terra.

Na verdade ela é uma protobactéria da família Halomonadaceae. Batizado de GFAJ-1,foi encontrada em sedimentos do Lago Mono, na Califórnia, que é extremamente salgado e conta com níveis elevados de arsênio, um elemento que fica logo abaixo do fósforo na Tabela Periódica e é similar a ele. A bactéria tinha uma "dieta" que incluía fósforo, mas a complementava com doses de arsênio. No laboratório, os cientistas foram removendo o fósforo e aumentando os níveis de arsênio até a substituição completa – mesmo assim, as bactérias continuaram se desenvolvendo.

Análises subsequentes indicaram que a GFAJ-1 usou o arsênio para construir novos blocos de células. Os cientistas encontraram sinais do elemento em fragmentos de moléculas de proteína, gordura e material genético. Também foi determinada a presença de arsênio no DNA purificado das bactérias. Testes com raios X de alta intensidade indicaram que o arsênio ali presente cumpria uma função química, dentro da molécula de DNA, análoga à do fósforo. Para a Nasa, a descoberta deverá estimular a busca por vida fora da Terra.
Todos os seres vivos conhecidos até hoje dividiam-se em três grandes grupos, ou reinos: as bactérias, os eucariontes (onde se incluem as plantas e os animais) e as archaea (uma forma semelhante à bactéria, mas que adquiriu também características dos eucariontes). Todas, no entanto, têm a mesma estrutura de DNA. Essa nova bactéria é a primeira que foge dessa característica e pode ter um ancestral diferente.
O FÓSFORO
O fósforo é um dos elementos básicos à vida, encontrado geralmente na forma inorgânica na natureza, como fosfato. Mas uma equipe integrada pelos astrobiólogos Ariel Anbar e Paul Davies publicou um artigo na revista Science no qual mostra a existência de uma bactéria inédita, com outra base de composição.
Conforme a autora do artigo, Felisa Wolfe-Simon, que já fez parte de grupo de pesquisa liderado por Anbar é de este novo organismo abrir margem para novas interpretações sobre os seres vivos, inclusive fora do ambiente terrestre.
O arsênio é conhecido como um elemento químico tóxico ao corpo. Todos os seres vivos são compostos com base em uma combinação de seis elementos químicos: carbono (C), hidrogênio (H), nitrogênio (N), oxigênio (O), fósforo (P) e enxofre (S) - fornando a sigla CHONPS. São basicamente encontradas em três componentes básicos: DNA (ácido desoxirribonucleico, que contém as informações básicas dos indivíduos vivos), proteínas e gorduras.

Agora, a ciência vai ampliar possibilidades e certamente revisões de conceitos sobre o que é a VIDA! inclusive estimulando a busca da vida fora do planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário