terça-feira, 15 de setembro de 2020

FOSFINA vida em Vênus?!

 FOSFINA PODE INDICAR PRESENÇA DE ATIVIDADE DE FORMAS DE VIDA NO PLANETA VÊNUS


Fosfina é o nome comum para o hidreto de fósforo, também conhecido pelo seu nome IUPAC fosfano e, eventualmente, fosfamina. À pressão ambiente é um gás incolor inflamável cujo ponto de ebulição é de -88 °C. A fosfina pura é inodora, mas em seu estado técnico apresenta um cheiro bem desagradável de peixe podre.

VÊNUS (foto acima) é o planeta mais quente do sistema solar, com temperaturas que chegam a 470 ºC,  ar com concentração de 97% de dióxido de carbono, chuva ácida e ventos de de mais de 700 km/h, ocorreu a detecção, a 50 km acima do solo, do gás fosfina. Esse gás, incolor e altamente tóxico, aqui na Terra é produzido apenas por microrganismos, de forma anaeróbia (sem a presença de oxigênio). O estudo científico não encontrou vida em Vênus, mas as altas quantidades do gás podem ser resultados de processos biológicos, uma vez que não existe, até agora, modelo geológico que explique a presença do gás. 

Artigo publicado na revista Nature 14/09/20 www.nature.com/articles/s41550-020-1174-4

Os organismos que estariam lá (em Vênus) seriam os chamados organismos extremófilos, ou seja, capazes de lidar com ambientes extremos. São bactérias, fungos, arqueias e tardígrados, organismos que encontramos nos mais variados ambientes extremos na Terra. Existe uma levedura, a mesma que faz a fermentação do pão ou do açúcar para produzir álcool, que produz fosfina dentro do vinho, capaz de azedar e estragar a bebida. São microorganismos que metabolizam na ausência de oxigênio.

Contato: Instagram @pauloanibal1

#pauloanibal1


Nenhum comentário:

Postar um comentário