quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Descobertos 3 planetas potencialmente habitáveis

Estão orbitando uma anã-vermelha há apenas 40 anos-luz da Terra

 Concepção artística mostra a visão da estrela anã vermelha a partir da superfície de um dos três planetas que a orbitam e que podem ter condição de sustentar vida (foto: ESO)
Uma equipe internacional de cientistas do Observatório Europeu do Sul anunciou a descoberta de três planetas com dimensões e temperaturas semelhantes às da Terra. Eles estão a 40 anos-luz de distância e orbitam uma estrela anã superfria – muito menos quente que nosso Sol e um pouco maior que Júpiter. Os astros fazem parte da constelação de Aquário. O artigo com a incrível descoberta foi publicado na revista científica Nature, na segunda, dia 2 de maio.
Segundo os cientistas europeus, os três planetas se encontram muito próximos da estrela anã. Essa distância chega a ser 20 ou 100 vezes menor do que a existente entre a Terra e o Sol. Ainda assim, os astrônomos explicam que dois desses planetas recebem uma radiação "pequena", ou seja, "apenas" duas ou quatro vezes maior que a recebida pela Terra. Isso porque o "Sol" deles é muito mais fraco que o nosso. Sendo assim, a posição que se encontram em relação á estrela os coloca na lista de astros que podem ter condição de sustentar a vida.
fontes: ESO/Revista Encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário