quinta-feira, 22 de outubro de 2015

MEGA ESTRUTURA ALIEN numa estrela?

Suposta MEGA ESTRUTURA na estrela KIC 8462852

Os astrônomos começaram a usar o Allen Telescope Array (ATA), um sistema de pratos de rádio de cerca de 483 quilômetros que fica a nordeste de San Francisco (nos Estados Unidos), para caçar sinais provenientes do imediações do KIC 8462852, uma estrela que encontra-se a 1.500 anos-luz da Terra.
O Telescópio espacial Kepler, da NASA, descobriu que KIC 8462852 é uma estrela um tanto misteriosa. Os eventos de escurecimento que aconteceram por lá foram muito substanciais para terem sido causados por um planeta cruzando o rosto da estrela, dizem os pesquisadores. E outras explicações possíveis para tal fenômeno, tais como uma enorme nuvem de poeira, não chegam nem perto de ser suficientes para causa-los. 
Principal hipótese no momento envolve um enxame de cometas que podem ter sido enviados em direção a KIC 8462852, possivelmente após uma onda gravitacional ter sido causada por uma estrela de passagem. Mas também é possível, dizem os astrônomos, que o sinal captado por Kepler tenha sido causado por enormes estruturas construídas por uma civilização alienígena.

Será?

Esta última possibilidade, mesmo que bastante remota, colocou a estrela KIC 8462852 na mira de cientistas que caçam sinais que possam ter sido gerados por alienígenas inteligentes. Cada um com seu hobby, não é mesmo?
De acordo com Seth Shostak, astrônomo sênior do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence – Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterreste, em tradução livre), da Califórnia (Estados Unidos), nós já estamos vasculhando a área com o Allen Telescope Array. Contudo, ele também alerta que as pessoas talvez não devessem ter um entusiasmo tão grande quanto a esta nova iniciativa.
Shostak citou o exemplo de cadáveres estelares superdensas que emitem feixes de radiação de alta energia, como as estrelas pulsares – e que podem enganar nossas expectativas e parecer ser o que não são. Estes feixes são captados por instrumentos ao redor da Terra como pulsos regulares, porque eles só podem ser detectados quando são disparados diretamente para o planeta (um evento que ocorre em intervalos previsíveis por conta de movimentos de rotação de estrelas pulsares).
Os astrônomos sabem de tudo isso – mas só agora.
Na década de 1960, quando os primeiros sinais de pulsares foram descobertos, alguns cientistas acabaram interpretando-os como possíveis transmissões alienígenas.

Fonte texto: http://hypescience.com/a-busca-de-sinais-de-vida-em-um-sistema-da-estrela-misteriosa-comecou/ 
imagens: internet


COLETOR DE ENERGIA ALIENÍGENA
Jason Wright, astrônomo da Penn State University, está trabalhando em uma interpretação alternativa do padrão de luz da KIC 8462852. Segundo ele e seus colegas de pesquisa, o padrão anômalo da estrela seria consistente com um “enxame de megastruturas”, talvez coletores de luz estelar, tecnologia desenvolvida para extrair energia de estrelas.
— Quando (Tabetha) me mostrou os dados, eu fiquei fascinado por quão loucos eles eram — disse Wright. — Aliens devem ser sempre a última hipótese considerada, mas isso seria algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse.
No momento, Tabetha está trabalhando com Wright e Andrew Siemion, diretor do Centro de Pesquisas SETI na Universidade da Califórnia. O trio está trabalhando numa proposta de estudo, de apontar imensas antenas de rádio diretamente para a KIC 8462852, para tentar captar sinais de rádio associadas com atividades tecnológicas. Se tudo correr como o planejado, as primeiras observações serão realizadas em janeiro próximo.
Observação:
A estrela foi observada por um período de quatro anos. As análises apontam que o fluxo de luminosidade da KIC 8462852 é relativamente constante pela maior parte do tempo, mas dois eventos chamaram a atenção dos cientistas. Um deles durou 80 dias e chegou a cobrir 22% dos fótons captados pelo Kepler.
No artigo, os pesquisadores sugerem explicações para o fenômeno. A primeira hipótese levantada foi se tratar de uma estrela jovem, com nuvens de poeira que pudessem interferir o trânsito da luz. Porém, todos os outros dados indicam se tratar de uma estrela madura. Outra possível explicação seria a presença de detritos de uma grande colisão planetária, como a que levou à formação da nossa Lua, mas a falta de padrão no período orbital descarta essa possibilidade.
Hipóteses de colisões catastróficas no cinturão de asteróides ou da acumulação de planetesimais (corpos de gelo que medem entre 0,1 e 100 quilômetros) também foram levantadas, mas a explicação considerada mais plausível cientificamente seria a passagem simultânea de uma grande quantidade de exocometas. Tabetha explicou que o artigo revisou apenas “cenários naturais”, mas “outros cenários” também estão sendo considerados.
Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/anomalia-em-estrela-levanta-hipotese-de-estrutura-alienigena-17786328

Nenhum comentário:

Postar um comentário