terça-feira, 19 de agosto de 2014

18 de Agosto - 6 anos do Pouso de OVNI em Peuíbe

Na madrugada de 18 de agosto completou 6 anos do mais famoso caso de pouso de OVNI ("ninho") no bairro São José, em Peruíbe - SP.
Abaixo, um resumo do caso que foi publicado na época:
Caso da Marca de Pouso de OVNI - Peruíbe em 2008
[TV Globo/Portal G1. Paulo Anibal no local]
Acima, Paulo Aníbal G. Mesquita no interior da marca de uma estranha ocorrência da madrugada de 18 de agosto, onde por volta da 01h30 um estranho objeto luminoso teria pousado num matagal localizado na Rua Itália, no bairro São José, a cerca de 350 metros da rodovia Padre Manuel da Nóbrega. Neste local, uma marca "ovalada" foi constatada na manhã seguinte, onde a vegetação foi “amassada” seguindo o mesmo padrão, os caules estavam inclinados sentido sudeste a uma altura média apenas a 25 cm acima do solo e na margem sudeste o mato estava com mesmo padrão de curva "ascedente". Clique sobre a imagem abaixo para ampliá-la
 
Anibal e Paulo Pilon estiveram no local para uma efetiva apuração detalhada dos fatos, bem como a coleta de indícios e depoimentos; os ufólogos constataram através da medição que a marca tinha quase 15 metros no seu eixo maior e 9 metros no seu eixo menor e o "tombo" da vegetação ocorreu no sentido sudoeste p/nordeste como foi verificado pela bússola, que não apresentou nenhuma anormalidade de natureza magnética. Foi também determinado o exato local com o uso do GPS e constataram-se as referências geográficas na latitude sul de 24°16’21.3” e na longitude oeste de 46°58' 38.7” . As plantas tombadas formaram um "piso aparente" a cerca de 25 cm de altura em relação ao solo e era constituído de caules praticamente paralelos ao solo. Isto foi o resultado da dobra da base das plantas próximo ao solo. Ao contrário dos círculos ingleses, as plantas não simplesmente suavemente curvadas e sim dobradas, o que provavelmente acarretará o enfraquecimento das mesmas. Havia alguns brotos jovens com as folhas dobradas múltiplas vezes, sugerindo que houve pressão abrupta sobre as folhas que não foram dobradas no momento inicial do fenômeno. Em inúmeras plantas recolhidas em um dos "pontos" da borda pode-se verificar que no ápice das mesmas havia uma queimadura.

A vizinha da marca, a dna de casa Carla Maria Francelina relatou que na citada noite, por volta das 13h30min os cachorros começaram a latir e rosnar como se estivessem com medo de algo por perto; nesta hora deu uma queda de Luz e reparou um barulho semelhante de uma furadeira na madeira e uma intensa luz avermelhada brilhou por alguns segundos no quarto, sintetizou a Carla. O Sr. Clodoaldo de Souza, com 51 anos reportou que no mesmo referido dia, no mesmo horário observou uma imensa bola de luz que vinha do bairro do Bananal e descer nas proximidades da casa de Carla. O comerciante Clemente Teles, conhecido como “seu João”, também ficou assustado com os latidos de sua cadela, fazendo com que levantasse da cama de madrugada de domingo, supondo que alguém estivesse "incomodando" o seu fusca ano 70, mas ele ouviu um som semelhante a de uma furadeira elétrica e observou rapidamente um facho de luz subindo para o céu. "Nunca vi nada como aquilo, foi muito rápido", citou seu João.
°Acima à direita, uma das imagens do Avistamento do "objeto alaranjado" - fotografia feita por M.A. nos céus do bairro às 23:35 de domingo no dia 17 de agosto(a  imagem da esquerda é uma das análises da foto usando um programa de contraste), repare que sua base é arredondada e seu formato tende para o esférico corroborando os testemunhos da tal “bola de fogo” vista por inúmeras testemunhas, como sr Marcos e Teco. Conclusão preliminar:
°É bastante provável que o local foi visitado por um ONVI, de cor avermelhada ou alaranjada muito intensa, que pairou cerca 25 cm do solo, primeiro na região sudoeste da elipse e posteriormente deslocando-se alguns metros na direção nordeste. Depois, subiu verticalmente, evitando danos ao poste vizinho à formação elíptica. Desta forma ficaria “explicada” razoavelmente bem a direção e sentido em que as plantas foram curvadas.Portanto, conclui-se que há grandes chances de ser um fenômeno OVNI, seguido de vôo rasante ao solo, um dos mais bem documentados de que se tem notícia.

Marco Leal e Paulo Aníbal duas semanas após no local da marca 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário