quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Planetas do tamanho da Terra na estrela Kepler-20

Descobertos planetas do tamanho da Terra em órbita da estrela Kepler-20
AFP – ter, 20 de dez de 2011
Astrônomos anunciaram nesta terça-feira (20/12) ter encontrado dois mundos do tamanho da Terra em órbita de uma estrela similar ao nosso Sol, em outro grande avanço na busca pelos chamados exoplanetas. Um dos planetas é apenas 3% maior do que a Terra e o outro, 13% menor, de proporção um pouco inferior à de Vênus, informaram em artigo publicado na edição online da revista científica britânica Nature. Pressupõe-se que os planetas tenham uma composição rochosa similar à da Terra, mas eles orbitam tão perto de sua estrela, a Kepler-20, que a temperatura provavelmente seria alta demais para possibilitar a vida.
Kepler 20e, o menor planeta extrassolar já encontrado (Foto: Nasa)
O planeta maior, Kepler-20f, completa um ano em 19,5 dias e deve ter uma atmosfera espessa de vapor d'água, enquanto o menor, Kepler-20e,dá uma volta completa na estrela em apenas 6,1 dias. A descoberta dos dois foi uma façanha técnica. Eles são os menores exoplanetas encontrados desde que o primeiro mundo além do nosso Sistema Solar foi detectado oficialmente, em 1995. Sua distância também é enorme: a Kepler-20 fica a 3.900 anos-luz da Terra. Até hoje (21/12), 714 planetas foram detectados em 535 sistemas solares, segundo um cálculo compilado pela Enciclopédia de Planetas Extra-solares(http://us.lrd.yahoo.com/SIG=11j2l7cb0/EXP=1325720080/**http%3A/exoplanet.eu/catalog.php). Quase todos são gigantes gasosos ou estão situados perto ou longe demais de sua estrela para permitirque haja água - substância que permite a existência de vida - em estado líquido.
Kepler-20f tem aproximadamente o tamanho da Terra (Foto: Nasa)
Apenas três foram confirmados como rochosos e orbitam a"zona Goldlocks" (Zona habitável), onde a temperatura é agradável. Dois deles, Gliese 581d e HD 85512b, orbitam estrelas mais frias e menoresque o Sol. O terceiro é o Kepler-22b, anunciado em 5 de dezembro, que 2,4 vezes o tamanho da Terra e orbita uma estrela similar ao Sol a cada 290 dias. As duas novas descobertas foram encontradas por uma equipe chefiada porFrançois Fressin, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, usando otelescópio espacial orbital Kepler, da Nasa.
Lançada em março de 2009, a missão Kepler, avaliada em US$ 600 milhões,monitora mais de 150 mil estrelas a partir de minúsculas variações de luz.Estepode ser o sinal de um planeta que está passando em frente a uma estrela e,quando o faz, provoca oscilações na luz que chega ao telescópio.Até agora, oKepler conseguiu identificar 2.326 "candidatos a planetas", descobertas que podem se revelar exoplanetas se forem confirmados em futurasobservações. Os astrônomos da Nasa atribuem o nome Kepler e um número à estrela onde otelescópio detectou exoplanetas. Estes são, então, identificados em letras decaixa baixa, na ordem da descoberta. Por exemplo, o Kepler-12b foi o segundoexoplaneta encontrado na órbita da estrela Kepler-12.
Fonte-http://br.noticias.yahoo.com/descobertos-mundos-tamanho-terra-%C3%B3rbita-estrela-kepler-20-180850129.html

Um comentário: