segunda-feira, 25 de julho de 2011

OVNI Embu

Relatório (resumo) da Ocorrência do caso OVNI em Embú
por Paulo Aníbal G. Mesquita (EXO-X)
°CONCLUSÃO INICIAL: por definição no início tratamos como um Objeto Voador não Identificado – OVNI, de provável natureza terrestre, ou seja, daqui mesmo, mas que não pode ser identificado visualmente no momento da observação da noite de 23 de julho. Porém, com o passar do tempo até à noite do dia 07/08 estava inconclusivo devido ao debate em torno do que realmente seria, porém devido a exibição no programa Fantástico, aparecem elementos consistentes fara finalização do caso, onde apareceu o autor e manipulador do tal ufo - João Polizri. Vocês verão abaixo que defendi a idéia que não era uma pipa com leds nela [a pipa sozinha seria inviável como demostramos abaixo], mas o que não tinhamos analisado é a hipótese de uma estrutura ("esqueleto") com leds pendurado 300 metros abaixo da pipa como João no programa [Acho estranho esta diferença de altitude???será mesmo 300 m???? o problema esta em como ele conseguiu manter esse sistema acima das nuvens por mais de 8 horas com a intensa atividade dos ventos]. Talvêz aí sim possa haver uma explicação com "motor" que ele mesmo cita no programa. Para relembrar à todos, eu já tinha levantado a idéia e falei amplamente na TV Record no dia 24/07, que poderia haver explicação em um sistema de motor de rotação (um rotor, fato que explicaria o giro do tal objeto no sentido horário) e agora o João acaba de confirmar no programa fantástico que havia um sistema de motor que garantia a rotação e o mesmo salientou que vai manter segredo,pois pretende patentiar. Portanto, não é como alguns defendiam que as luzes do objeto seria uma ilusão criada por leds na pipa, mas sim de um sistema mecânico de rotação. Fui o único ufólogo que esteve no local à campo, por isso que acabei acertando o palpite que dei em rede nacional da explicação do rotor devido ao aspecto observacional do fenômeno, onde consegui ver o movimento de rotação interferindo nas nuvens que estava o margeando na parte inferior do mesmo. Em vêz dos estudiosos do tema ufo ficarem só atrás de um computador, deviam ir à campo, pois acho que a base de todo o ufólogo é a Pesquisa de Campo e não ficar só na teoria - desculpas pelo desabafo! A postura em Pesquisa de Campo é a única coisa que define que um ufólogo é sério e "profissional".
[ Maiores detalhes abaixo neste relatório]
°DATA da OCORRÊNCIA: 23/07/2011 e 24/07/2011.
°HORÁRIO: Início por volta das 20hs do dia 23/07, segundo a maioria das testemunhas, porém, algumas alegam ter começado a observar antes, às 17hs. Finalização da ocorrência foi na madrugada do dia seguinte, às 04h15 – presenciado por todos que estavam presentes.
°LOCAL: Jardim Santa Tereza, nas proximidades do cemitério dos Jesuítas – Município de Embu. Porém, recebi ligações de pessoas que moravam no município de Taboão da Serra, também na região de Cotia fronteiriça com Taboão e do bairro de Campo Limpo, na cidade de São Paulo. Um raio superior a mais de 10 km do ponto em que estavámos.
°N° de TESTEMUNHAS: Na rua ao lado do cemitério, por volta de 50 pessoas de pé, mas se considerarmos todos que estavam nas sacadas e lajes e nas ruas adjacentes, o n° pode ser bem maior, mais que 200 pessoas que observavam o “objeto”.
°ALTITUDE visual ESTIMADA: Acima das nuvens presentes, onde se estima estar centenas de metros de altura, conforme informações abaixo. Viam-se claramente as nuvens passar por baixo do tal “objeto”.
°CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS: Parcialmente nublado, alternado com céu aberto com fácil observação de astros, como as estrelas. O regime de ventos variava bastante de intensidade e direção. As nuvens presentes estavam relativamente altas, numa altitude estimada entre 300 a mais de 800 metros, segundo a consulta realizada ao meteorologista, baseada nas fotos tiradas no céu na referida noite, e segundo o mesmo tinham nuvens com características de altitude ainda mais elevada.
°DESCRIÇÃO da OCORRÊNCIA: O objeto observado estava numa altitude aparente muito alta, claramente acima das nuvens. A olho nu só era visível uma intensa luz azul, mas com ajuda de instrumentos ópticos, como binóculos, lunetas e zoom de câmeras de filmagem foi observado uma estrutura anelar com inúmeras luzes brancas em torno da luz azul central, onde apelidei de "Roda Gigante, pois o mesmo anel de luzes se apresentava sempre numa rotação no sentido horário e na maior parte do tempo numa inclinação aparente por volta de 45°.
°HIPÓTESES LEVANTADAS: De imediato excluímos itens como avião, helicóptero, projeção de laser, balão junino e bexiga pelo comportamento do referido ufo associado às condições meteorológicas. Algumas hipóteses foram levantadas e precisavam ser testadas, entre elas:
Pipa com Leds ou lâmpadas,
Equipamento radio controlado (aeromodelo),
Balão meteorológico ou de gás em altitude elevada com uma estrutura de luzes (leds) pendurado por um fio na parte debaixo.
*Uma estrutura num esqueleto cônico com LEDs movidos por um motor na parte debaixo suspenso por uma pipa à dezenas de metros, como citou sr. João no programa Fantástico.
Conclusão: Hipótese de Pipas por sí só foi totalmente descartada, porém a estrutura do cone/esqueleto é totalmente plauzível, como fez o João.°REALÇANDO:Todos nós sabíamos que não se tratava de óvnis de outro mundo, porém estavamos em debate em como este tal "falso" ufo foi feito, porém devido a exibição do programa fantástico dia 07/08, estamos quase que concluindo este relatório, só faltando falar com o referido autor (João) pois há pontos importantes que precisam ser plenamente esclarecidos. Para relembrar à todos, na TV Band já tinha citado na possibilidade de ser alguém (um "prof. Pardal") ter feito isso e alguns dias após aparece o seu João; Eu tb já tinha levantado a idéia e falei amplamente na TV Record no dia 24/07, que poderia haver explicação em um sistema de motor de rotação (um rotor, fato que explicaria o giro do tal objeto no sentido horário) e agora o João acaba de confirmar no programa fantástico que havia um sistema de motor que garantia a rotação e o mesmo salientou que vai manter segredo,pois pretende patentear.

ANÁLISES dos FRAMES do OVNI de EMBÚ
A pesquisa mais apurada das imagens foram feitas em computador com programa de análise de tratamento em “negativo”, e realce de borda produzindo um "efeito de profundidade".

EXEMPLO de como é importante esse tipo de análise:
Abaixo, esta um caso para mim histórico em análise de fotos que serve como comparação ao procedimento efetuado no caso de Embú.A foto apresentada por Paul Villa (à esquerda abaixo), onde o mesmo relatou que teria observado um Ufo por volta de 20 metros de comprimento numa região próxima de Albuquerque,no Novo México (USA).Mas quando a imagem foi submetida em computador para análises de realce de bordas, análise em “negativo”, criando uma espécie de 3D, ficou evidente que se tratava de uma fraude (abaixo à direita), pois mostrava claramente que tal “ufo” estava preso a um barbante ou fio que dava a falsa idéia de suspensão no ar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário